fernanda santos

View Original

3 dicas para começar a praticar yoga online

“Queria muito praticar yoga online, mas quando estou em me dá muita preguiça e é muito difícil agir e pisar no tapete”. Essa é uma das frases que mais escuto desde que criei o meu canal no YouTube!

  1. Escolha 1 dia da semana e horário que vai ser sagrado para as aulas.
    Sempre quando incluimos algo novo na rotina o nosso cérebro tenta “burlar” o plano porque tudo que é diferente, ele quer rejeitar com a intenção de economizar sua energia. Mas quando estipulamos um dia e horario para praticar, já vamos enviando essa mensagem ao nosso cérebro de que isso vai acontecer e também evita que você marque compromissos de última hora para o dia e hora definidos para a sua prática de yoga.

  2. Escolha o seu ponto de virada de chave.
    O ponto de virada de chave é uma ação que vai te inspirar a praticar - não importa o que aconteceu ou acontecerá em seu dia. Minha virada para praticar yoga online já foi deixar as roupas que eu ia usar separadas. Já fui escolher a aula que vou fazer, um dia antes.
    E hoje eu simplesmente acendo um palo santo. O cheiro automaticamente me aterra e é como se meu corpo já começasse a pedir movimento, respiração e conexão, tornando muito mais fácil pisar no tapete e começar a praticar.
    Outra opção pode ser identificar se você está procurando uma aula que lhe dê a sensação que você está procurando. No meu canal do youtube você encontra um arsenal de mais de 50 aulas de graça com diferentes estilos e finalidades. Confira e me deixe um comentário se você praticar comigo :)

  3. Observe seu nível de energia e permita-se escolher estilo de aula que quer fazer.
    O Yoga nos proporciona uma infinidade de modalidades e eu costumo brincar que isso acontece para que você não tenha a opção de arrumar uma desculpa para não praticar haha - afinal, esse post é para te inspirar a fazer algo que você já sabe que quer fazer.
    Eu mesma já perdi a conta de quantas vezes desisti de fazer uma aula “porque não estava com muita energia” e essa foi uma das desculpas mais clássicas que dei para me auto-sabotar. O lado positivo de fazer aulas online, no conforto da sua casa, é poder escolher o estilo de yoga que quer praticar naquele dia. Alguns dias você vai querer queimar um pouco de energia, suar e fazer uma sequência de vinyasa mais forte, por exemplo, outros dias quando você estiver mais cansado, com menos energia, o yoga restaurativo é a opção perfeita! Quando nos abrimos para todas as possibilidades que o yoga tem a oferecer, aprendemos a tirar o melhor proveito da prática.

E essas foram as três coisas que mudaram minha prática de yoga pessoal online durante a pandemia e que fizeram o yoga entrar de vez na minha rotina e na minha vida. Eu espero de meu coração que essas dicas possam te beneficiar de alguma forma!

Deixe um comentário aqui me contando se pelo menos uma dessas dicas foi útil para você e se você já tem uma rotina para praticar em casa, quais são as coisas que te ajudaram nesse processo.

Com amor,

Fernanda Santos